Ter uma presença online relevante ajuda a criar mais possibilidades de conquistar novos projetos, além de aumentar a visibilidade da marca.

A internet é um excelente canal – tal qual uma vitrine – para a divulgação de produtos, serviços e outras informações interessantes para os clientes e para aqueles que visitam o site (clientes em potencial).

Para pensar na aplicação da internet como ferramenta estratégica empresarial, deve-se descobrir antes como a rede pode reduzir os custos operacionais da empresa. Só depois, é que se deve pensar em como fazer dinheiro com ela. Pode-se afirmar categoricamente que os efeitos da presença online são inúmeros e inevitáveis, entre eles podemos citar:

  • Redução das despesas;
  • Aumento de receita;
  • Agilidade nas negociações com fornecedores e parceiros comerciais.

Além disso, deve-se utilizar a internet para criar uma relação mais próxima com o cliente, permitindo a ele opinar sobre a qualidade dos produtos e serviços ofertados. Desta forma, o cliente passa a ser um vendedor virtual da empresa.

Algumas maneiras de usar a internet para alavancar negócios:

  • 1. Disponibilizar informações sobre a empresa;
  • 2. Fazer um pequeno anúncio, como numa revista ou jornal;
  • 3. Automaticamente: distribuir dados, palestras, discursos, cartas da empresa e muito mais, via e-mail;
  • 4. Promover produtos e serviços para o mundo;
  • 5. Mostrar novidades e lançamentos;
  • 6. Atrair novos clientes;
  • 7. Prover comunicação com prováveis e já existentes clientes, via e-mail, formulário eletrônico, blogs e redes sociais;
  • 8. Responder às perguntas mais frequentes – FAQs;
  • 9. Permitir que aos clientes preencher os formulários eletrônicos contendo ordens de compras dos produtos;
  • 10. Receber relatórios contendo informações e estatísticas sobre a origem das visitas e sobre os interesses dos visitantes;
  • 11. Abrir novos mercados, impossíveis de serem atingidos sem grandes despesas com propaganda.

Fonte: SEBRAE